5 Melhores canais de comunicação com o cliente no processo de recuperação de crédito

O processo de cobrança é complexo e minucioso, portanto deve ser conduzido de maneira que não afete o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Por isso, é fundamental compreender, desde o início, que esta relação não se resume a recuperar dinheiro, e sim, a reconstruir a relação com o cliente.

Para decidir pelo melhor canal de comunicação no processo de recuperação de crédito é preciso considerar, dentre as opções, àquelas que oferecem mais eficiência, eficácia e experiência para o consumidor.

Além disso, é preciso buscar inovação e humanização nos fluxos de cobrança de forma a inspirar confiança nos devedores. 

Em linhas gerais, é preciso planejar cada etapa do processo para aumentar os acordos amigáveis, que são os verdadeiros resultados positivos.

Nesse processo, comunicar-se bem é a premissa básica do sucesso. Saber a melhor forma, o melhor canal de contato com o cliente é parte imprescindível de uma estratégia poderosa de recuperação de crédito.

 

Conheça os 5 melhores canais de cobrança


Qualquer canal de comunicação com o cliente pode ser positivo. A forma de utilização é que determina o potencial do canal no processo de cobrança, daí a importância de conhecer o perfil do devedor e estudar qual escolha tende a gerar melhores resultados.

A seguir os 5 melhores canais de cobrança.

 

1. Aplicativos de mensagens

É possível fazer cobranças WhatsApp! Com a utilização do aplicativo, o processo de cobrança tende a ser simples, rápido e barato. Como não existem impedimentos legais, o WhatsApp pode ser um ótimo canal de comunicação para gerar bons resultados no processo de cobrança. Não é só o WhatsApp, qualquer outro aplicativo de mensagens pode ser incluído no planejamento estratégico de uma empresa, por exemplo, o Telegram.


2. E-mail

A comunicação por e-mail é cada vez mais usual na vida das pessoas e por isso, é uma excelente oportunidade para alcançar resultados positivos no processo de recuperação de crédito. Assim como os aplicativos de mensagens, o uso de e-mails para processos de cobranças tende a ser simples, rápido e barato. Além disso, o processo pode ser facilmente automatizado com o uso de serviços de disparos de e-mail marketing como LeadLovers ou MailChimp, o que dá ainda mais agilidade ao processo de cobrança.

3. SMS

Da mesma forma, o envio de SMS é cada vez mais utilizado nas estratégias de cobranças das empresas. As possibilidades de uso desse recurso podem ser estendidas ao longo de todo o processo de cobrança.
Existem diversos serviços de envios de SMS em massa. Também é uma forma simples, rápida e barata para iniciar e/ou manter uma comunicação positiva com o devedor.


4. Envio de cartas de cobrança

A carta de cobrança é um meio não-tecnológico muito importante para assuntos mais formais, por exemplo, notificações extrajudiciais ou judiciais. A dificuldade desse canal de comunicação é a incerteza do alcance da
mensagem, uma vez que nem sempre é possível averiguar se a carta foi lida pelo devedor. O canal também exige constante atualização dos dados cadastrais, especialmente do endereço. Ainda que não seja o mais rápido ou barato, em algumas situações, é necessário o envio de cartas de cobrança aos devedores. 


5. Ligação por telefone

O uso do telefone para cobranças é historicamente popular, sobretudo, porque praticamente todas as pessoas utilizam os telefones móveis e, por isso, estão disponíveis por várias horas do dia. Esse canal de comunicação pode gerar excelentes resultados, uma vez que o contato direto pode facilitar o processo de negociação das dívidas e gerar bons acordos. Entretanto, este mesmo contato direto pode deixar os devedores acuados ou constrangidos, o que pode atrapalhar o processo de cobrança. Quando assertivas, as estratégias que incluem ligações telefônicas tendem a ser rápidas e relativamente baratas.

 

É preciso explorar ao máximo os recursos de cada canal 


Escolher o melhor canal de comunicação é uma etapa estratégica que exige muito estudo do perfil do cliente para identificar, entre outras coisas, a melhor hora de contato. Esse contato não precisa ser restrito apenas a um desses
canais, na verdade, diversificar é positivo e tende a gerar melhores resultados.

Durante o contato, o devedor precisa perceber vantagens e sentir que tem alternativas. Por isso a comunicação precisa ser humana, leve e bilateral. Sempre com educação e atenção ao código de defesa do consumidor.

Esse artigo apresentou informações acerca do uso da tecnologia no processo de recuperação de crédito, e elucidou os possíveis impactos nas estratégias das empresas. Precisa de apoio no processo de cobrança? Entre em contato com a gente, nós podemos ajudar!

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