Cliente inadimplente: um problema ou uma oportunidade?

Toda empresa, naturalmente, em algum momento, já teve clientes inadimplentes. Os clientes inadimplentes são aqueles que não pagam débitos devidos. Esses valores não pagos são capazes de impactar negativamente nos resultados da empresa, exceto se a sua empresa se preparar lidar com essas situações.

Um cliente inadimplente gera prejuízo em diversas esferas. Primeiro, pelo prejuízo financeiro direto em razão dos valores não pagos, depois, pelo investimento de recursos em prol da recuperação de crédito e, por fim, pelo desgaste no relacionamento com o cliente. Por isso, várias questões são levantadas no contexto da inadimplência, razão pela qual, se faz necessária a definição de estratégias para lidar com esse tipo de cliente.

É importante considerar que um cliente inadimplente, ainda é um cliente. Por isso, quanto mais demorar, mais problemas a cobrança pode gerar, e mais complicado pode se tornar, o relacionamento com o cliente. Então, é positivo que uma empresa tome decisões e adote estratégias para resolver esses casos. Uma boa forma é construir parcerias com empresas especializadas em cobrança de crédito, como o BK Descomplica.

Neste artigo você vai entender mais sobre o cliente inadimplente e conhecer algumas soluções para considerar, esse cliente, como uma oportunidade de negócio.

Clientes inadimplentes: razões e porquês

Quando um cliente deixa de pagar alguma dívida e se torna inadimplente, não é porque ele, sem motivos, escolheu não pagar a sua empresa. É preciso considerar que a situação de inadimplência pode acontecer por várias razões, o desemprego, por exemplo.

Naturalmente, com a inadimplência vem a cobrança, e esta é a oportunidade de trabalhar o relacionamento com o cliente e aproveitar dos vários pontos de contato para recuperar os valores devidos e construir novas possibilidades de negócio.

Da inadimplência a oportunidade

Para obter êxito na cobrança, a empresa deve ser capaz de adotar mecanismos amigáveis sem expor o cliente a situação prejudicial. A tendência é que isso reflita no comportamento de consumidor e impacte no pagamento dos débitos e, por exemplo, na venda de novos produtos ou serviços.

Na prática, para transformar a cobrança numa oportunidade, as empresas precisam contar com uma equipe especializada e humanizada, de forma a entender a situação do cliente e oferecer soluções favoráveis aos dois lados, transmitindo uma relação de confiança.

As ferramentas utilizadas também são fundamentais para o sucesso de uma cobrança, elas exprimem o perfil do cliente e qual a mensagem o seu negócio quer transmitir. Escolher as melhores plataformas, abordagens e opções de pagamento, permite, as empresas serem mais assertivas quanto à necessidade do consumidor, estreitando as relações de consumo.

Para uma boa negociação, é preciso conhecer bem o seu cliente. Compreender o histórico e a real situação do consumidor, permite entender qual oferta tem mais chances de ser aceita e qual produto ou serviço pode ajudar a reconstruir o relacionamento.

De certa forma, a negociação de uma dívida é semelhante a negociação de uma venda. Por isso, gatilhos de vendas são importantes, criam oportunidades de curto prazo que geram, nos clientes, a sensação de que não devem perder a chance de resolver a dívida. Isso permite conhecer quais estratégias conquistam, o que abre portas para conhecer o perfil de consumo dos seus clientes.

O ideal é compreender que a gestão da sua empresa é complexa e ramificada e que, entender os cenários de inadimplência pode impactar as contas da sua empresa, seja pela recuperação de crédito ou pela oportunidade de novas vendas.

As inadimplências dos clientes podem ser previstas, e partir disso, devem ser criados planos integrados que oportunize bons negócios. O BK Descomplica está preparado para criar, junto da sua empresa, melhores maneiras para obter bons resultados na recuperação de crédito.

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