Cobrança Extrajudicial: o primeiro passo para restabelecer o relacionamento com o cliente

A inadimplência faz parte da rotina das empresas brasileiras. Clientes devedores, por muitas vezes, impactam diretamente nos resultados financeiras de inúmeras organizações, por isso, todas devem se resguardar e criar estratégias para minimizar eventuais perdas.

Para muitas empresas, a partir do momento em que o cliente se torna inadimplente, as boas relações ficam comprometidas. Algumas tendem a desconsiderá-los como futuros clientes em potencial.

Mas a verdade é que a inadimplência pode acontecer por inúmeras razões, e cabe as empresas, compreender que, cedo ou tarde, um consumidor devedor pode ser, novamente, uma valiosa oportunidade de receita.

Por isso, no processo de cobrança, o relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade, seja para um desfecho amigável ou uma retomada das relações.

Dentre as modalidades de cobrança, uma se destaca por facilitar o relacionamento com o cliente, cobrança extrajudicial. Ela passa a ser uma opção estratégica por ser mais rápida e econômica, além de não necessitar da intervenção da justiça.

Você vai conhecer agora algumas estratégias para manter ou restabelecer o relacionamento com o seu cliente, então leia até o final.

O que é uma cobrança extrajudicial?

É uma abordagem amigável que valoriza a manutenção e reconstrução do relacionamento entre as empresas e os seus clientes. O método BK de recuperação extrajudicial ferramentais digitais, automatização de processos, segurança no tratamento de dados e economia de recursos. Utilizamos estratégias modernas, discretas e humanizadas visando promover, com agilidade, acordos positivos para credores e devedores.

Cuidando do relacionamento com o cliente

  1. Profissionalize a recuperação de crédito

Para a cobrança extrajudicial ser bem-sucedida, é preciso profissionalizar o processo. A melhor forma é contratar uma empresa especializada em gestão de cobranças. Dentre as diversas vantagens, contratar recuperadores de crédito com know-how significa elevar os resultados positivos e oferecer segurança aos seus clientes.

  1. Tom amigável, sempre!

Cobrar é uma tarefa delicada, é um incomodo para ambas as partes. Porém, isso não justifica qualquer tipo de tratamento com o cliente. O contexto sugere a necessidade de um contato amistoso e humanizado. Independente do canal de comunicação escolhido, quando o cliente se sente compreendido, as chances de acordos e novas compras aumentam.

  1. Evite a cobrança inoportuna

Não envie e-mails durante a madrugada. Não ligue a noite ou nos finais de semana, nem faça ligações para o local de trabalho. Não ligue duas ou três vezes por dia, nem envie várias mensagens por Whatsapp. É preciso valorizar o bom senso, priorizar contatos em horários apropriados e criar estratégias para a utilização dos diversos canais de comunicação.

  1. Dê o benefício do esquecimento

Muitas vezes, um cliente se torna inadimplente, por que esquecer de pagar a dívida. Antes de dispor de recursos para cobranças mais elaboradas, vale a pena apostar em mecanismos mais simples, como SMS, para lembrar datas de vencimento, por exemplo. Facilitar o pagamento é uma estratégia econômica de prevenção da inadimplência.

  1. Quanto mais opções, melhor

Avalie cada caso. Oferecer descontos para a quitação das dívidas, parcelar o pagamento, reduzir juros, são boas estratégia para potencializar os resultados. Além disso, é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o consumidor e até oferecer novos produtos, por exemplo. Ouvir a proposta do cliente também é uma opção, a solução dele pode ser melhor do que a sua e é uma forma do cliente perceber que a empresa também está do lado dele.

  1. Aposte na tecnologia

O sucesso de um processo de cobrança perpassa pela utilização de recursos digitais. Muitos softwares são capazes de otimizar os resultados. O BK Descomplica, por exemplo, utiliza, para a recuperação de crédito, o suporte do Asaas. Ele facilita vida dos clientes nas cobranças por boleto, dando agilidade para o processo.

Neste artigo, você conheceu algumas estratégias utilizadas na cobrança extrajudicial para a recuperação de crédito e o restabelecimento do relacionamento com os seus clientes.

No BK Descomplica, utilizamos essas e muitas outras para otimizar os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente, estamos prontos para ajuda-los a crescer.

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